8 ÁRVORES FRUTÍFERAS PARA PLANTAR EM VASOS

A vida na cidade tem cada vez mais nos afastado de coisas que fizeram parte da nossa infância, mas que hoje são só lembranças nostálgicas, como por exemplo comer fruta das árvores, direto do pé. Quem nunca fez isso não é? <3

Aqui no blog, a gente já fez um post falando das melhores plantas pra você ter em casa, dos benefícios que elas trazem e até de alguns cuidados, mas árvores frutíferas são também, muito bem vindas, e é disso que a gente vai falar hoje. 

Se você cresceu com este privilégio, com certeza deve sentir falta de arrancar a fruta do pé e comer ali mesmo, na hora. Saborear o gosto do que que é cultivado em casa, é bem diferente de saborear o que advém de plantações em larga escala, que chegam a nós pelas gôndolas do supermercado. Mas saiba que não é só porque você mora na cidade, no alto de um apartamento, que não pode mais ter esse pequeno prazer, afinal de contas ainda existem os vasos!

Antes de se arriscar no cultivo, tenha em mente que, por mais que os vasos caibam em espaços pequenos, as árvores frutíferas, ao contrário de muitas espécies de interior, necessitam de várias horas diárias de luz direta do sol. Essa é a característica ambiental mais limitante para o plantio.

Agora, é só acompanhar a nossa lista repleta de espécies que se adaptam ao cultivo em vaso e frutificam com vigor! Olha só:

Limoeiro

Escolha variedades produtivas, preferencialmente enxertadas e já produzindo, para plantar em vasos. As variedades de limão siciliano incrivelmente se adaptam aos vasos e pode produzir enormes e perfumados limões.

Laranja-kinkan

Essa laranjeira é ideal para vasos, pois possui naturalmente menor porte e frutos pequenos, ficando não apenas proporcional, mas linda e produtiva se bem cuidada. Aprecia meia sombra.

Mexerica

Essa tem um gostinho especial de infância, pois não precisa nem de faca para saborear. A gente descasca com as mãos e pronto! Cuide da mesma forma que laranjeiras e limoeiros, com boa fertilização, regas e podas de limpeza.

Manga

Por incrível que pareça, as mangueiras, árvores tão imponentes, de folhas e frutos grandes, também podem ser cultivadas em vasos. Elas tem uma boa necessidade de água e luz, mas se adaptam bem aos vasos. Escolha variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte.

Jabuticaba

A jabuticabeira é uma das árvores preferidas para plantar em vasos. Compre plantas da variedade sabará, anã, e que já estejam produzindo. A jabuticabeira é especialmente exigente em água. Não deixe faltar no período de floração e frutificação.

Pintangueira

Uma espécie nativa, de pequeno porte naturalmente e com os frutos mais deliciosos e perfumados. Atualmente ainda há uma variedade arbustiva, de enfolhamento denso, que além de produzir pitanga, torna-se um elegante arbusto, podendo ser até mesmo topiado.

Maçã

A frutífera favorita nos Estados Unidos e Europa, para plantar em vasos. Lá há disponibilidade de árvores de porte anão, que produzem muito, mesmo bem pequenas. Pode ser uma opção interessante em locais de clima mais temperado a subtropical.

Acerola

A acerola é perfeita para plantar em vasos. Gosta de sol, calor e regas frequentes.

Outras árvores que se adaptam muito bem em vasos e que seguem essa linha de cuidados, são: a cerejeira, a ameixeira, o pessegueiro, pereira, amoreira, abacateiro, nectarina, lichia, framboesa, entre outras.

E aí, gostou da ideia? Já tem alguma frutífera em casa? Conta pra gente!

Referência: www.jardineiro.net

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: