COIFA OU DEPURADOR DE AR: QUAL ESCOLHER?

Quem não adora umas batatinhas fritas? Crocantes, quentinhas… Uma delícia! O problema é que a fritura deixa no ambiente um odor bastante incômodo que muitas vezes impregna nas cortinas, almofadas e até nas roupas e é exatamente por este motivo que as coifas estão no mercado. Extremamente úteis como os depuradores de ar, tornaram-se indispensáveis nos ambientes de quem adora cozinhar e são perfeitos para quem sofre com esse problema.

Mas aí você se pergunta: “Qual a diferença entre eles?” ou “Qual é o melhor para o meu tipo de cozinha?” É só continuar lendo que além de esclarecer todas as suas dúvidas,  no final do post a gente te dá ótimas dicas relacionadas ao assunto!

COIFA

Apesar de não ser a mais barata do mercado, remove quase 90% dos odores, retirando o ar “sujo” e o jogando para fora do ambiente por meio de dutos, por este motivo sua instalação exige uma saída externa (chaminé).

É recomendada principalmente para cozinhas maiores ou com ilha, podendo servir também como parte da decoração. Sua estética imponente e as muitas opções que o mercado oferece, faz com que diversos consumidores prefiram investir um pouco mais em uma coifa, mas a usem como depurador, o que dispensa a instalação de uma saída externa.

DEPURADOR DE AR

O depurador filtra o ar quente e gorduroso (através de um filtro de alumínio ou inox) presente no ambiente e o devolve limpo ao espaço. Indicado principalmente para ambientes menores, pois é mais compacto e de menor custo.

Dentre as muitas divergências que possuem entre si, as mais gritantes é que a instalação do depurador é muito mais fácil, mas a eficácia da coifa é incomparável.

É importante que a coifa ou o depurador sejam um pouco maiores que o fogão (existem modelos adequados para fogão de 6 e de 4 bocas e também para cooktops) e que seja instalado a uma distância máxima de 80 cm do seu fogão, já que o tamanho e a altura em que é disposto pode atrapalhar sua eficiência.

DICAS PARA ELIMINAR DE VEZ O MAU CHEIRO CAUSADO PELA FRITURA

Após terminar o preparo dos alimentos, coloque uma pequena porção de cravo-da-índia, casca de laranja ou casca de limão em uma panela e deixe ferver de tampa aberta. Isso eliminará os odores do ambiente.

Misture água com vinagre ou com suco de 2 ou 3 limões e pegue um pano umedecido, depois passe pelo azulejo da sua cozinha e pelo fogão. Se tiver alguma panela ou eletrodoméstico exposto ao cheiro de fritura, passe neles também! Depois de preparar o seu prato, passe essa mistura em qualquer objeto da sua cozinha que esteja com esse odor. O vinagre e o limão possuem ação desinfetante.

Para borrifar pela casa, em tecidos como nas almofadas, sofá, cortinas, roupas de cama e banho e até mesmo nas suas roupas do armário:

Em um borrifador coloque 1 medida de amaciante de roupas concentrado, 1 medida de álcool líquido e 2 medidas de água, feche-o e misture no borrifador todos os ingredientes.

E aí? Já testou alguma das nossas dicas? Já tem algum desses em casa? Conta pra gente!

 

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: