Cozinhas: Tipos de pedra e como utilizar

Ao iniciarmos o projeto de uma cozinha, uma das primeiras coisas a se definir é qual tipo de pedra será melhor para compor a pia, bancada ou balcão estilo americano.

Embora possamos utilizar madeira, vidro e inox na bancada, por exemplo, a pedra é o material mais indicado para que o projeto se torne funcional e resistente.

Para te ajudar a escolher e entender onde alguns tipos de pedra são indicadas ou não, separamos aqui um pequeno guia para que você possa entender o que pode melhor se adaptar ao seu projeto.

Confira e se inspire!

Pedras para a cozinha

Fonte: Pinterest

As opções de pedra para a cozinha, por muito tempo, se resumiam a granito ou mármore. Hoje em dia, com a tecnologia, encontramos materiais mais resistentes e com uma variedade de cores maior para o seu projeto.

O preço de cada material varia de acordo com o tamanho da sua área e o tipo de pedra. Conheça os principais tipos de pedra e compare o que mais combina com o seu projeto.

  • Granito

Começaremos pela pedra de granito, a mais famosa pedra encontrada na cozinha.Mas quais as vantagens de se utilizar essa pedra no projeto da cozinha?

Ela tem preços ótimos e é resistente, além de ser super prática para limpar. A pedra de granito aguenta altas temperaturas e você pode encontrar em cores diferentes para incrementar a decoração!

Agora, se você quer uma pedra clara, evite utilizar a pedra de granito para a sua cozinha, uma vez que ela pode manchar em contato com substâncias escuras como vinho, ketchup e até café.

  • Mármore

O mármore é abundante no mundo todo, além de ser uma pedra natural.

Embora se destaque pela beleza, ele não é tão resistente quanto o granito. A pedra de mármore apresenta alta porosidade, o que significa que ela absorve líquidos e gorduras com mais facilidade, que podem gerar manchas dependendo de onde ela for ser instalada no seu projeto.

O preço da pedra de mármore também é mais elevado do que a pedra de granito, principalmente se você escolher um mármore branco!

  • Silestone/ Quartzo

O silestone, também conhecido como quartzo stone e mármore composto, tem o quartzo e a resina de poliéster em sua composição.

É uma ótima opção para quem está planejando ter uma pedra branca na cozinha pois tem baixa porosidade e não mancha, além de ser muito resistente!

No entanto, por conta da resina, é preciso ter cuidado com panelas e assadeiras quentes na pedra de quartzo, pois podem danificar o material.

Outra vantagem na pedra de quartzo para cozinha, é que você pode encontrá-la em diferentes cores que podem compor a sua decoração.  Você pode ter projetos coloridos com a pedra vermelha, amarela e verde, ou então pode investir em cores mais clássicas em tons de branco e cinza claro. Para todos os gostos!

O preço da pedra de quartzo é mais elevado do que outras pedras nacionais, e também dependerá das demais especificações da pedra.

Agora você conhece alguns tipos de pedra para a cozinha e suas vantagens ou desvantagens!

Gostou de alguma dessas ideias ou se inspirou para o seu projeto?

Aqui na Valcenter você vai encontrar a melhor opção para o seu projeto da cozinha dos sonhos!

Acesse nosso site e solicite um orçamento ou visite uma de nossas mais de 17 lojas por toda a São Paulo!

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: