É POSSÍVEL TER UMA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

Há muito tempo o tema sustentabilidade é pauta nas mais variadas vertentes da construção civil, da arquitetura e também da decoração. São cada vez mais projetos elaborados com soluções voltadas para o conforto e para a estética, mas que visam principalmente a preservação do meio ambiente e o aproveitamento de recursos provenientes dele.

Mais luz natural, redutores de vazão nas torneiras e até no chuveiro e captação da água da chuva, são algumas das muitas soluções que envolvem esses projetos e que você também pode ter aí na sua casa, economizando desta forma mais dinheiro, mais energia e mais água, cuidando do seu bolso e principalmente do planeta. <3

Tá a fim de conhecer essas soluções? Então é só continuar lendo que a gente explica direitinho sobre cada uma delas!

CISTERNA

A gente sabe que a escassez de água que a gente vem enfrentando nos últimos tempos, tem sido um grande problema para todos nós e nos afeta em diversos aspectos, afinal os dias praticamente não existem sem água.  Então por que não fazer algo a respeito?

A cisterna é um reservatório de armazenamento que tem como objetivo o aproveitamento de águas pluviais (água da chuva). Essa água é captada por dutos e calhas e pode ser utilizada para atividades que não exijam água potável, como irrigação do jardim, lavagem do carro ou mesmo do quintal e até na descarga. Nesses casos, até mesmo versões improvisadas podem suprir essa necessidade! Ah! E as cisternas podem ser de alvenaria ou de material plástico.

Lembre-se de mantê-la sempre tampada e utilizar um filtro de folhas antes da entrada da cisterna para evitar que impurezas ultrapassem e entupam o sistema.

Caso pense em captar água para consumo próprio, será necessário acrescentar um sistema de tratamento, já que em contato com poluentes na atmosfera, essa água se torna inadequada para esse uso

JANELAS MAIORES

Quanto maior forem as janelas, mais se aproveita a luz natural, atitude esta que economiza energia elétrica e garante melhor ventilação, dispensando ventiladores e também o ar condicionado.

REDUTOR DE VAZÃO PARA CHUVEIRO E TORNEIRA

Economia que vai muito além dos dez minutos de banho, esses redutores são capazes de auxiliar em até 50% da economia. Sua instalação simples, não exige um profissional especializado, basta que antes de começar o processo, o registro do sistema hidráulico seja fechado e o chuveiro seja desencaixado do cano de água. A partir disso, basta colocar o redutor na entrada de água e encaixar as peças novamente.

DESCARGA

Além de aproveitar a água da chuva para esta finalidade, ainda é possível uma outra opção bastante econômica: optar por caixas acopladas. Com dois botões diferentes, elas dão descarga com três litros de água (botão menor) e seis litros de água (botão maior).

LÂMPADAS DE LED

Lâmpadas incandescentes são de fato, menos poluentes. Mas existe uma opção ainda mais econômica, mais durável e menos agressiva ao meio ambiente: As lâmpadas de led! São superacessíveis e a instação é a mesma de uma lâmpada comum.

PAINÉIS SOLARES

Também chamado de painel solar fotovoltaico, é um painel que converte luz solar em energia elétrica. É acessível e considerada uma energia limpa, por não produzir resíduos e nem causar danos ao meio ambiente.

Esses painéis exigem apenas inspeções periódicas a fim de observar se existe acúmulo de poeira, folhas ou demais interferentes sobre o painel. Usualmente a chuva é a bastante para conservar o painel livre de resíduos, porém, quando não for, é necessário limpá-lo com uma pano úmido e detergente neutro, sempre utilizando luvas de borracha e checando os fios soltos ou oxidados, o que ocorre especialmente em regiões mais úmidas ou com maresia, para prevenir acidentes.

Um painel solar possui vida útil em torno de 25 anos. O período de restituição do investimento, no sistema fotovoltaico é modificável, e depende da quantidade de energia que a propriedade necessita.

 

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: