DICAS: LIMPE CORRETAMENTE SEUS MÓVEIS PLANEJADOS

Você comprou seu imóvel e planejou toda a sua casa. Muito mais praticidade nos seus dias, em móveis que transparecem conforto e sofisticação. Já pensou que sonho? Infelizmente nem tudo são flores e o momento de fazer a faxina é inevitável. E aí, o que você usa para limpar seus móveis? Um produto de limpeza para tudo ou um para cada acessório?

Detergente, álcool, limpador multiuso… As opções de produtos de limpeza nas prateleiras do supermercado são muitas, mas é importante saber o que exatamente usar e em qual parte do seu móvel planejado, para que você o mantenha sempre em ótimo estado.

COMO LIMPAR MÓVEIS EM MDF

É extremamente importante que a limpeza dos móveis em MDF seja feita regularmente. Isso conserva o material e consequentemente aumenta sua vida útil.

Limpeza diária: para evitar o acúmulo de pó, um pano seco.

Limpeza pesada: utilize detergente neutro diluído em água e umedeça um pano nesta solução, em seguida passe em toda a extensão de madeira. Seque bem a superfície, para evitar manchas. Se desejar, finalize com lustra móveis a base de silicone incolor.

Evite: utilizar detergentes coloridos, desengordurantes e limpadores multiuso. Além de agredir seus móveis e reduzir sua vida útil, estes fatores também podem contribuir para que amarele com o tempo. Evite também aplicar qualquer produto diretamente na superfície, esta ação também pode manchá-lo.

Não utilize: materiais abrasivos como a esponja de aço ou lado verde da esponja. Lembre-se sempre de não deixar o móvel úmido ou molhado.

VIDROS E SUPERFÍCIES ESPELHADAS

Superfícies de vidro podem ser limpas com a tradicional receita de vinagre branco diluído em água. O vinagre tem ação desinfetante e essa mistura é bem mais eficiente do que um limpa-vidros tradicional.

Limpeza diária: para evitar o acúmulo de pó, passe um pano seco.

Limpeza pesada: utilize um pano de algodão (para que não deixe fiapos no vidro) e umedeça-o na solução de vinagre com água (Aproximadamente 1 colher de sopa de vinagre, para 1/2 balde de água).  Para evitar riscos e manchas, nunca utilize produtos de limpeza a base de solventes, saponáceos e panos ou esponjas de material áspero. Uma dica que pode ajudar a não deixar marcas na superfície, é passar o pano ou a esponja em uma única direção. Lembre-se: nunca esqueça de passar um pano seco, logo após a limpeza com o pano úmido.

 MÓVEIS COM ACABAMENTO EM LACA

O acabamento delicado da laca também requer limpeza e o processo é exatamente o mesmo da limpeza do MDF tradicional, sem laqueamento. Olha só:

Limpeza diária: para evitar o acúmulo de pó, passe um pano seco.

Limpeza pesada: utilize detergente neutro diluído em água e umedeça um pano nesta solução, em seguida passe em toda a extensão de madeira (aproximadamente 1 colher de sopa de detergente neutro, para 1/2 balde de água). Seque bem a superfície, para evitar manchas. Se desejar, finalize com lustra móveis a base de silicone incolor.

 CORREDIÇAS E DOBRADIÇAS

Assim como o restante dos móveis da casa, elas também requerem limpeza e manutenção para que o acúmulo de poeira não interfira em sua funcionalidade.

Para limpá-las basta utilizar um pincel de cerdas finas e rígidas. Na ausência de um pincel, utilize um pano levemente úmido, quase seco.

 PUXADORES

O processo de limpeza dos puxadores, é basicamente o mesmo das corrediças e dobradiças. Caso seu puxador seja desenhado ou possua relevos, limpe com um pincel de cedas rígidas, em seguida, umedeça um pano em uma solução de água e detergente neutro e passe um pano seco logo depois.

 GRANITO

Cada pedra exige um cuidado específico. Há algum tempo fizemos um post explicando as diferenças entre o granito, o mármore, o silestone, o quartzo e o corian. Nesse post você também encontra os cuidados adequados com cada uma das pedras.

E aí, agora que você sabe os cuidados necessários com cada partezinha dos seus móveis, tudo certo para a próxima faxina? 

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: