COOKTOPS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Febre entre as cozinhas mais modernas, o cooktop chegou para ficar. Um fogão de mesa encaixado sobre uma bancada, otimizando muito mais o espaço do ambiente e substituindo o fogão tradicional, eleva o nível das cozinhas atuais a algo quase monumental, perfeito para quem não abre mão de sofisticação e desempenho.

Mas você sabia que existem três tipos de cooktop? A partir dessa informação surgem incontáveis dúvidas, como: “O consumo de energia muda?”, “Preciso trocar as panelas?”, “Quanto peso suportam?” e até “Como funcionam?”. E é por isso que estamos aqui hoje, para resolver para vocês, todas essas questões. Vem ver!

COOKTOP A GÁS

O tipo de cooktop mais acessível e mais democrático do mercado, já que é compatível com todas as panelas e funciona com o gás de cozinha tradicional, o que permite que você aproveite a mesma fonte de gás do seu fogão normal na hora de substituir. Outra vantagem interessantíssima, é que você pode continuar cozinhando mesmo se houver uma queda de energia, basta acendê-lo com um fósforo!

COOKTOP ELÉTRICO

Seu calor é gerado por meio de uma resistência elétrica semelhante a resistência de um chuveiro. O cooktop elétrico é superior ao cooktop a gás em muitos aspectos, principalmente em se tratando de seu desempenho e estética. Sua superfície é completamente plana, o que torna seu design moderno e despojado e ainda proporciona praticidade na hora de limpar. Seu excelente desempenho se dá pelo rápido aquecimento dos alimentos, pela precisão na temperatura e pelas funções de desligamento automático e timer.

As desvantagens atingem principalmente os desastrados de plantão ou mesmo uma casa com crianças, levando em consideração que o cooktop elétrico demora muito mais para esfriar e pode causar pequenos choques. Além disso, apenas suporta panelas que possuam fundo reto e reforçado, como panelas de aço. Outra desvantagem é que por funcionarem com energia elétrica, refletem diretamente na conta de luz e em caso de queda de energia, não é possível cozinhar.

COOKTOP POR INDUÇÃO

Também considerado elétrico, funciona a partir de um campo magnético gerado por bobinas, em função disso só aceita panelas de material magnético, como as de ferro fundido e aço multicamadas. Em se tratando de aparência, é muito semelhante ao elétrico, com a superfície também plana. Apesar de consumir quase tanta energia elétrica quanto um chuveiro elétrico, o cooktop por indução não retém calor, o que evita possíveis choques e queimaduras.

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: