Inspirado nos países nórdicos como Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega, onde o clima é predominantemente frio, o estilo Escandinavo se faz presente na decoração simples e aconchegante dos lares destas regiões. Com uma paleta de cores claras e neutras, além das texturas e da madeira sempre muito evidente, o estilo do norte Europeu tem ganhado admiradores no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.
E para que você que quer saber como adaptar referências desse estilo que ganhou o coração dos apaixonados por decoração, aqui no nosso país (por que não?) de clima tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, é só se atentar as nossas dicas!
-
Cores neutras;
Principalmente o branco, o preto e o cinza, são cores marcantes do estilo escandinavo. Mas fazer uso de outras cores em alguns pontos estratégicos, podem dar a sua decoração um charme singular.
*Outras cores adaptáveis ao estilo escandinavo são os tons metalizados como o dourado, o bronze, o rosé e o cobre, cores comumente utilizadas em torneiras, pendentes, vasos e objetos de decoração no geral.
-
Iluminação natural;
A iluminação natural é um outro traço muito presente. Janelas grandes e que permitam a introdução de muita luz natural no ambiente, podem fazer a diferença.
- Linhas retas;
Linhas retas evidenciadas e pouquíssimas curvas na mobília e na decoração também caracterizam o estilo nórdico.
-
Texturas naturais;
Aposte em algumas plantas que se destaquem em meio a paleta de cores claras e substitua tecidos sintéticos pelos naturais, como algodão ou linho. Se não for o caso, mesmo que sintéticos, aposte em tecidos confortáveis e que tragam a sensação de aconchego, como pelos, o veludo e até mesmo o crochê, mas lembre-se que tecidos sintéticos tendem a esquentar mais que os de fibras naturais.
-
Geométrico;
O geométrico é comumente usado na decoração escandinava, nos tapetes e almofadas e até mesmo nos ladrilhos
- Texturas;