INSPIRAÇÃO: PLANTAS EM CASA

Plantas deixam o ar mais puro, alegram o ambiente e o tornam mais harmonioso. Mas você sabia que elas também podem compor um espaço lindo? Essa forte tendência vem ganhando cada vez mais adeptos e basta um ambiente um pouco mais iluminado para que as plantas ganhem destaque nos ambientes da casa.

Não que as flores tenham saído de moda, mas as folhagens conquistaram corações e estão marcando presença nos lares mais bem decorados. Indo das tradicionais verdes, às coloridas, secas e até às brancas, as plantas que nós víamos nas casas de nossas avós, voltaram: “repaginadas” com seus macramês, cachepôs de cerâmica, suportes e vasos diferenciados.

Não é difícil aderir à moda, desde que haja disciplina em relação aos cuidados com as plantas escolhidas e também atenção, já que muitas podem ser tóxicas, não sendo indicadas quando há crianças ou animais em casa.

SALA

Com relação a introdução de plantas no living, a ideia é bastante democrática, já que é possível colocá-las no chão, pendentes nas paredes, em mesas, em suportes ou suspensas em macramês (técnica de tecelagem manual da qual são feitos suportes para vasinhos, normalmente esse suporte é feito em barbante.) A ideia de plantas suspensas, é bem legal para ambientes pequenos. A Jiboia é um clássico memorável, isso porque ela cresce para baixo, formando uma cascata incrível e trazendo um charme todo especial para o ambiente.

DORMITÓRIO

A ideia de que plantas no quarto podem fazer mal, é equivocada. Claro que existem as mais apropriadas para esse espaço e que podem inclusive auxiliar na qualidade do seu sono. Algumas purificam o ar e até aumentam os níveis de oxigênio, que é o caso da Espada de São Jorge, que, além de linda, ocupa pouco espaço (suas folhas são verticais). Partindo daí ainda temos a Lavanda, a Babosa (Aloe Vera) e o Jasmim, que auxiliam na qualidade do sono, são calmantes, purificam o ar e reduzem a ansiedade.

COZINHA

Decorar esse espaço tão aconchegante com plantas, é incrível, justamente por unir o útil ao agradável, porque além de, claro, renovar o oxigênio do ambiente, você pode plantar pequenas ervas aromáticas que serão úteis durante o preparo das refeições. Dê preferência as plantas pequenas em vasinhos e mantenha-as próximo as janelas. Mas atente-se sempre as características do seu ambiente: luminosidade, calor proveniente do fogão (poucas plantas suportam) e ventilação. Suculentas são de fácil adaptação e requerem cuidados simples em qualquer parte da casa, mas não são compatíveis com locais úmidos.

BANHEIRO

E por fim, mas não menos importante nossa maior polêmica: plantas no banheiro! SIM! É muito possível e traz um ar incrível para a decoração. Tenha sempre muito cuidado com as escolhas, já que elas precisarão suportar umidade e uma variação relativamente constante de temperatura, por isso, opte pelas plantas mais resistentes como Espada de São Jorge ou Costela de Adão. Os cactos também são excelentes pedidas porque não requerem muitos cuidados e dada a umidade natural do ambiente, só precisam ser regados em média, uma vez ao mês.

Pensando em plantas menores, o bálsamo também pode ser uma escolha e tanto, já que pode suportar condições extremas e não requer muita água ou luz. E colocar esses vasinhos pequenos em nichos do banheiro ou no parapeito da janela, são excelentes ideias. Coloque-as em cachepôs de cerâmica, dão um ar pra lá de especial às plantinhas!

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: