INSPIRAÇÃO: JARDIM VERTICAL

Quem sabe a diferença que as plantas podem fazer nos espaços, não abre mão de ambientes mais verdes. Mas com as metragens cada vez mais reduzidas nos imóveis atuais, as prioridades na hora de mobiliar e decorar os ambientes, se tornam outras. Por isso, no post de hoje a gente fala do Jardim Vertical, uma opção linda e que economiza muito espaço! Vem ver!

De uma estética harmoniosa e cheia de vida à uma saúde pra lá de boa, os benefícios que as plantas proporcionam aos ambientes são inúmeros, e nós já falamos disso em um post super detalhado —Que você pode ler clicando aqui Mas quando se mora em lugares menores, só resta deixar a ideia do seu jardim próprio, de lado, certo? Errado!

O jardim vertical ou parede verde, é uma alternativa para quem tem pouco espaço, mas não quer abrir mão de um projeto com paisagismo e jardinagem. Fixado em muros ou suspenso, por suportes verticais, esse jardim cria painéis verdes com diversas plantas ou ainda com suportes apoiando vasos de plantas individuais.

A parte mais legal, é que você pode comprar a estrutura do seu jardim vertical em lojas de casa e construção ou fazer você mesmo. Mas independentemente de qualquer escolha é muito importante se atentar aos detalhes a seguir:

  • Defina o local de instalação em uma parede bem iluminada e ventilada, com sol direto em pelo menos parte do dia;
  • Certifique-se de que a parede esteja acabada e tratada contra umidade;
  • Analise a estrutura com muita atenção. Ela sempre deve estar bem firme e fixada, com furos na parte inferior dos vasos para que a água escorra, e no caso dos ambientes internos, com um sistema de dreno para essa água excedente;
  • Na hora de escolher as plantas que irão compor o seu jardim, dê preferência para as que exigem os mesmos cuidados. Ou seja, nada de misturar plantas de sol pleno com plantas de sombra.
  • Caso você não tenha muito tempo disponível para a manutenção do seu jardim, opte por plantas que não exijam tantos cuidados, como por exemplo as suculentas;

Depois de conferir tudo isso, é só se aproveitar a galeria de imagens que a gente preparou pra você se inspirar! Olha só:

APROVEITE LATINHAS

Foto: Reprodução/ Pinterest
Foto: Reprodução/ Pinterest

Na sua cozinha, um jardim vertical de ervas aromáticas é sempre vindo! Você pode reutilizar latas para plantar temperos, é uma ideia econômica, sustentável e com um efeito surpreendente, principalmente para quem é adepto do estilo industrial! 

JARDIM VERTICAL NO HOME

Foto: Reprodução/ Pinterest

Um jardim vertical no seu home, proporcionará ao living um frescor e um conforto muito maior! Apenas atente-se ao momento de irrigação, para que não atinja seus aparelhos!

 

E NO BANHEIRO?

Foto: Reprodução/ Pinterest

No banheiro, a proposta do jardim vertical torna-se ainda mais evidente. Proporciona um conforto térmico e visual muito grande e não passa despercebido. Dada a umidade natural do ambiente, opte por plantas que suportem além da umidade constante, oscilação na temperatura.

SACADAS E QUINTAIS 

Foto: Reprodução/ Pinterest
Foto: Reprodução/ Pinterest

 

 

Ambientes externos são excepcionalmente bons para o cultivo de plantas. Quem tem essa área disponível em casa e pode destinar à esta prática, já tem à disposição, uma gama maior de espécies de plantas para escolher, por poder contar com a luz solar!

E não se esqueça, é sempre muito importante que todas as necessidades das suas plantas sejam conferidas com antecedência, para que o processo de cultivo ocorra livre de problemas!

E aí, gostou do nosso post? Já tem um jardim vertical em casa? Conta pra gente!

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: