Excelente para quem quer mudar a decoração sem grandes reformas, o papel de parede tem duas outras vertentes que podem encher a sua cabeça de dúvidas: Papel de parede, tecido ou adesivo? Tem diferença? Qual a melhor opção?
Todas essas dúvidas a gente esclarece nesse post, é só continuar lendo que a gente te explica direitinho!
As diferenças mais gritantes estão relacionadas a durabilidade, aplicação e manutenção.
Papel de parede
A escolha mais tradicional dentre todos, requer maior cuidado na aplicação para que não haja erros, como por exemplo a presença de bolhas no resultado final de sua colagem. O ideal é que a aplicação seja feita por um profissional, (não que seja difícil, apenas requer muito cuidado) mas caso queira dispensá-lo, realize todo o processo com atenção e utilizando as ferramentas adequadas (cola específica para papel de parede e espátula).
Sua manutenção, não exige nada além de um pano úmido e aspiração de pó semanalmente. Quanto a remoção, é bastante trabalhosa e pode danificar a pintura da parede que está por baixo, exigindo assim, uma nova pintura.
Tecido
O mais resistente e de mais fácil aplicação. O ideal é que seja pelo menos 70% algodão para garantir melhor aderência.
Faça uma mistura de 1 medida de água para 2 de cola. Passe na parede espere alguns minutos e aplique o tecido, deixando cerca de 10 cm depois dos limites da parede. Após aplicado, passe mais uma demão de cola sobre o tecido – não se preocupe, depois de seca, a cola desaparecerá – e pronto! Ah! Não se esqueça de cortar o espaço dos interruptores e tomadas.
A manutenção também é muito simples, basta passar um pano ou escova (ambos secos) e aspirador de pó. Lembre-se de tomar cuidado com a exposição do tecido ao sol, isso poderá desbotá-lo.
Sua remoção também pode causar danos à pintura original.
Adesivo de parede
Os adesivos, se diferem muito mais por decorarem uma parede pontualmente, enquanto o tecido e e o papel de parede fazem sua cobertura por completo. Os adesivos são bastante práticos e quase não exigem manutenção, a não ser na cozinha, onde o acúmulo de gordura costuma ser maior.