OS TIPOS DE TELHAS MAIS USADOS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A escolha da telha certa pode ajudar a proporcionar conforto térmico, luminosidade e beleza à sua casa. São diversos os materiais utilizados na fabricação de telhas, e cada um deles possui características e efeitos próprios, por isso, o ideal é que o tipo de telha a ser utilizado seja pensado láááá no início do projeto.

Para não errar na hora de criar de seu projeto, é preciso ter alguns cuidados:

-Observe as características de cada um desses tipos de telhas e veja o que mais se adequa ao seu projeto, orçamento e clima da região.

-Algumas telhas são resistentes às condições climáticas extremas, enquanto outras podem não resistir à uma ventania muito forte, por exemplo.

-É essencial observar a inclinação do telhado e seguir a inclinação mínima indicada pelo fabricante da telha.

Agora, é só continuar lendo pra conferir os tipos de telhas mais comuns encontrados nas construções aqui do país:

Cerâmica

As telhas de cerâmica, são também chamadas de telhas de barro e são as mais comuns no Brasil. Essa popularidade, faz com que sejam muito fáceis de encontrar no mercado, havendo uma grande diversidade de formatos e modelos.

Algumas de suas vantagens são o fato de proporcionar isolamento térmico, a facilidade na limpeza e a manutenção barata. Mas infelizmente, esse tipo de material também possui desvantagens. As telhas de cerâmicas são pesadas, em torno de 40 quilos por metro quadrado e, por isso, requerem uma estrutura resistente e bem feita. Além disso, são mais permeáveis que as de cimento, o que pode facilitar a proliferação de mofo ou fungo.

Concreto

São compostas por uma mistura de cimento e areia, e assim como as de opções de cerâmica, são duráveis e proporcionam conforto térmico. Além de serem encontradas em diferentes modelos e formatos, possuem também uma variedade de cores. São mais impermeáveis que as telhas de cerâmica, mas mais pesadas, sendo necessária uma estrutura reforçada para sustentá-las. Outra desvantagem é que possuem baixa resistência ao vento.

Esmaltada

Ideais para quem gosta de deixar a imaginação fluir e abusar das cores, são feitas de cerâmica e recebem uma camada colorida chamada vítrea. Esse processo permite criar uma variedade de cores e garante maior resistência e durabilidade à telha. Além disso, deixa a cerâmica mais impermeável, diminuindo a possibilidade de infiltrações e o surgimento de fungo e mofo. A desvantagem se dá pelo alto custo em comparação a telha de cerâmica.

Vidro

Telhas de vidro proporcionam leveza e permitem a entrada de luz natural. Normalmente são utilizadas combinadas com telhas de cerâmicas ou concreto, por isso são feitas nos mesmo modelos que essas duas. Para aproveitar a iluminação natural, é preciso serem usadas em ambientes sem forro. Média resistência.

Translúcida (fibra de vidro)

Para quem procura uma opção mais barata do que o vidro, essa é uma boa aposta. As telhas translúcidas são feitas de fibras de vidro e são encontradas nos modelos transparentes ou translúcidos, podendo ser coloridas ou não. Assim como o vidro, proporcionam iluminação natural e ajudam a economizar energia elétrica, mas com a vantagem de serem mais leves e mais fáceis de manusear. A desvantagem é em relação ao isolamento térmico, já que esse telhado costuma absorver muito calor.

Fibrocimento

A telha de fibrocimento é conhecida por ter baixo custo e boa eficácia. Esse tipo de telhado é leve e resistente, mas a instalação precisa ser cuidadosa, afinal o telhado precisa ser bem fixado para evitar problemas com chuvas e ventos. A telha de fibrocimento costuma ser grande e por isso é preciso poucas telhas para cobrir uma casa. Outra vantagem desse tipo de telhado é que ele pode ser instalado em cobertura de pouca inclinação.

Calhetão

São telhas feitas de fibrocimento, mas ao invés de serem onduladas como é o habitual desse tipo de material, possuem um formato diferente e grande comprimento. Por isso, são muito usadas em vãos livres, entre 3 e 9 metros, como galpões industriais, escolas, estacionamentos e clubes. Permitem que o telhado tenha uma inclinação mínima de 5% e são resistentes, duráveis e leves.

Fibra vegetal (ecológica)

Hoje o mercado já oferece uma gama de telhas ecológicas, perfeitas para construções sustentáveis. Uma dessas telhas é a de fibra vegetal, criada a partir de fibra de celulose, que é extraída de papel reciclado, e que em seguida recebe pigmentos, resultando em modelos de diferentes cores. Por fim, ela é coberta por uma resina especial, que vai garantir proteção à peça. Assim como a de fibrocimento, esse tipo de telha vem sendo utilizado para substituir as opções de amianto, mas com a vantagem de ser ecologicamente sustentável. São leves, fáceis de instalar e resistentes às intempéries climáticas.

PET (reciclável)

Também são telhas ecológicas e feitas a partir de materiais reciclados. Esse tipo de telha é criada a partir de garrafas PET, e não emite gases poluentes na atmosfera durante a sua fabricação. São resistente e leves, por isso não precisam de estruturas reforçadas para aguentar seu peso, diminuindo o custo de construção. Suportam altas temperaturas e não são porosas como as de cerâmica, diminuindo a propagação de mofo ou fungo. É possível encontrá-las em modelos parecidos com as opções de cerâmica e concreto e em diversas cores, inclusive translúcidas.

PVC

Bem mais leves que as telhas de concreto, cerâmica, metal ou fibrocimento, são versáteis, fáceis de limpar e de instalar. São vendidas em placas moldadas em modelos ondulados ou em estilo colonial e em diversas cores, inclusive transparentes.

A telha de PVC ainda suporta de fogo a tempestades, e dispões de diferentes tamanhos e formatos para atender as necessidades de cada casa e tipo de telhado.

Além disso, possui a vantagem de ser reciclável, ao fim da vida útil da telha é possível reciclá-la e transformá-la em uma nova telha. Se comparada aos modelos de cerâmica ou concreto, as telhas de PVC não são bons isolantes térmicos ou acústicos, podendo deixar o ambiente interno quente demais. Para tentar reverter o problema, é possível usar uma manta entre o telhado e forro.

Policarbonato

As telhas de policarbonato são maleáveis, leves e resistentes ao fogo. Suas principais características são a resistência e transparência. Possui uma eficiente proteção térmica e proteção anti-UV, com filtro que evita a passagem de raios ultravioletas (impedindo que as peças fiquem amareladas ou percam a transparência) e que garante uma vida útil maior que as telhas de fibra de vidro ou de PVC. Na hora de realizar a limpeza e a manutenção, é preciso ter cuidado para não riscar as chapas ou corroer o material. Por isso, jamais use produtos abrasivos.

Metálica

Resistentes, duráveis e leves, as telhas metálicas são encontradas em folhas e podem ser feitas de aço, alumínio, cobre ou de uma liga de metais. Uma das suas grandes vantagens é que elas são capazes de vencer grandes vãos, por isso são mais utilizadas em construções comerciais ou industriais. Precisam ser instaladas com fixadores, que podem ficar visíveis ou não. Possuem durabilidade de médio a longo prazo, dependendo do material.

Galvanizada (telha de zinco)

O telhado galvanizado é muito resistente a intempéries naturais, como ventos, chuvas ou tempestades, e apesar de ser de fácil instalação é preciso ser bem fixada para evitar tais problemas. Apesar da resistência, a telha de zinco tem suas desvantagens como o má isolamento térmico, o que exige uma barreira como forro ou laje, e também ao barulho que esse tipo de telha reproduz com a chuva, mas que pode ser amenizado com a barreira utilizada.

Gravilhada

A telha gravilhada também é uma nova tendência no Brasil. Constituída por telhas metálicas revestidas com uma camada de Gravilha de Rocha Moída, com tratamento cerâmico. Sendo mais leves, resistentes a ventos fortes, choques térmicos, geadas, granizo, neve e ao fogo. São fáceis de ser instaladas, e proporcionam um grande conforto térmico.

São encontradas em placas e em três modelos diferentes: romanas, shake e francesa. Ao invés de encaixadas, como as de concreto e de cerâmica, as gravilhadas são parafusadas. Em meio a tantas vantagens, esse tipo de material tem como desvantagem o custo, que é mais alto que que as opções de cerâmica e concreto.

Termoacústica

São conhecidas como telhas sanduíches, pois são compostas por duas telhas de aço ou de fibrocimento preenchidas por um material isolante térmico (poliuretano, isopor, lã de vidro ou lã de rocha). É possível encontrar em diversas cores no mercado, como cinza, azul ou vermelho. A grande vantagem é o isolamento térmico e acústico, proporcionando um ambiente silencioso e com temperatura agradável. Se comparadas às telhas de cerâmica ou concreto, são bem mais leves e bem melhor isolante térmica e acústica.

Fotovoltaica

Quem nunca quis parar de se preocupar com a conta de energia elétrica? Esse tipo de telha é uma tecnologia nova, que está chegando ao Brasil. São telhas de cerâmicas com células fotovoltaicas encaixadas. O objetivo é gerar energia sem abrir mão da estética. Para isso, toda a fiação passa por baixo do telhado e se conecta com um conversor. A geração de energia é de 3kw por 40 metros quadrados de telhado.

Clima, orçamento, modelo e inclinação do telhado: tudo isso são aspectos que devem ser observados na hora de escolher um tipo de telha. Na instalação siga sempre as recomendações do fabricante.

 

 

 

 

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: