A DECORAÇÃO MONTESSORIANA PARA CRIANÇAS

Maria Montessori (1870 – 1952), médica italiana interessada pelos mecanismos de desenvolvimento infantil, foi a idealizadora deste método de aprendizado. Maria acreditava que todas as crianças têm a habilidade de aprender por meio de um processo espontâneo, que parte das experiências vividas no ambiente: toques texturas, peso, cheiros, formas e cores.

De uma forma geral, este o método montessoriano visa desenvolver a autonomia da criança, relacionada a sua noção espacial, curiosidade, atenção, liberdade de escolha, criatividade, seus cuidados pessoais e os cuidados com o ambiente que a circunda, tudo isso, desde sua fase inicial (quando bebê). É um quarto feito, de fato para bebês, e não para adultos.

Um quarto que segue essa premissa montessoriana, tem como acessórios fundamentais:

CAMA BAIXA OU COLCHÃO NO CHÃO

Das coisas mais aterrorizantes nessa mudança de estilo, a ausência do berço é uma delas. Característica fundamental no estilo Montessoriano, a cama baixa (melhor para quando a criança for um pouquinho maior) ou o colchão no chão, trazem mais liberdade e independência para que ela explore o ambiente. Outra dica é, se optar pelo colchão, colocar uma base de madeira ou tapete de EVA para servir como isolante térmico, impedindo que a friagem atinja seu bebê. Utilize muitas almofadas para compor o ambiente e torná-lo ainda mais confortável.

Quarto montessoriano para recém nascidosQuarto montessoriano menino
Quarto montessoriano menina

Muitas almofadas na casinha

TAPETES

Tanto servindo como isolante térmico para o colchão, quanto para desenvolver a parte sensorial do seu bebê, é bastante importante e pode ser interessante se possuir formato de bichinhos, texturas e cores diferentes.

Tapete de bolinhasTapete meninaTapetes e almofadasTapetes e almofadas

O ESPELHO

Lembre-se: como tudo neste quarto, o espelho também é para o bebê, para que ele se conheça e se reconheça. É importante que esteja bem fixado e na altura do seu pequeno. Uma outra dica é substituir o espelho de vidro por um de acrílico.

BARRA

Fixada na parede (como as de balé), é um estímulo a mais para que a criança a alcance e fique de pé, começando a andar.

Espelho e barra quarto montessoriEspelho e barra quarto montessori meninaBarra no espelho quarto montessoriano

ESTANTES E ARMÁRIOS BAIXOS

Deixar os brinquedos e os livros à disposição da criança, desenvolve a liberdade de escolha e a organização. Deixar algumas poucas roupas em cestos ou mesmo penduradas, também auxiliam no desenvolvimento dessas competências, já que ela poderá escolher o que quer vestir no dia a dia.

OBJETOS DECORATIVOS NA ALTURA DO BEBÊ

Assim como as estantes e os armários, deixar parte da decoração à altura do bebê, é importante para o desenvolvimento de experiências sensoriais e visuais também.

Roupeiro ao alcance do bebêBrinquedos ao alcance da criançaUM ESPACINHO SÓ DELE

Pode ser uma casinha ou uma tenda, se tornando um espaço de leitura ou de qualquer outra brincadeira. Uma porção de almofadas cobertas por um mosquiteiro, já podem fazer um cantinho para esses momentos.

Cabaninha no quarto Cabaninha no quarto2

Vale lembrar que a segurança deve vir antes de qualquer coisa. Atente-se se há quinas nos móveis e se as tomadas estão com protetores e longe de seu alcance. Nada de escadas, vidros, objetos muito pequenos que podem ser engolidos ou móveis que possam cair em cima dele, caso tente se apoiar.

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: