DRYWALL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Paredes de alvenaria são tradicionalíssimas, e é quase impossível pensar em outra coisa quando tratamos de reforma e construção. Mas o Drywall tá aí pra mudar esse nosso pensamento, mostrando-se uma das melhores opções do mercado e uma das mais práticas em seus diversos aspectos.

Conhecido também por Gesso Acartonado, é um sistema de construção estruturado com perfis de madeira ou aço galvanizado (mais utilizado no Brasil) e revestido por chapas de gesso, envoltas em papel cartão. Comumente usado em forros e acabamentos, permite a instalação de dutos elétricos, hidráulicos e outros por dentro dos perfis, permite também a inserção de isolantes termo acústicos entre as placas de gesso.

TIPOS

São muitas as variáveis do Drywall a começar pelas cores das chapas:

    • Verde (RU): indica que essa chapa é indicada para áreas molhadas, como banheiro e lavanderia. Apresentam silicone em sua composição, bem como propriedades impermeáveis e antifúngicas, resistindo muito mais à umidade.
    • Rosa (RF): Resistente ao fogo, é usada em saídas de emergência, escadas e corredores de ambientes muito fechados.
    • Cinza (ST): A Chapa Standart, é uma das mais tradicionais, utilizada em áreas internas e secas, sem grandes exposições.

Ainda existem as Chapas Flexíveis, usadas na obtenção de superfícies curvas e a Chapa Perfurada para absorção Acústica. Escolha sempre a que melhor atenda suas necessidades.

MEDIDA

As chapas de Drywall podem ser encontradas em diferentes espessuras e tamanhos, podendo variar de projeto para projeto e também do fabricante, mas as medidas mais comuns do mercado são essas:

      • Espessuras: 10 mm, 13 mm, 15mm e 18 mm;
      • Largura: 60 cm e 120 cm;
      • Comprimento: 200 cm,  240 cm,  250 cm,  280 cm e  300 cm.

ONDE USAR

O Drywall não é indicado para áreas externas, por acabar exigindo muitos cuidados e manutenção frequente. É usado tradicionalmente das seguintes maneiras:

      • Como parede de áreas internas e secas;
      • Na criação de divisórias e painéis;
      • No projeto de forros (tetos rebaixados e sancas).

O QUE EU POSSO PENDURAR EM UMA PAREDE DE DRYWALL?

Esse tipo de construção requer um cuidado maior na hora de pendurar algo, é importante que seja instalado um reforço na parte interna do gesso, garantindo que a fixação não cause nenhum problema. Para que a sua parede aguente cargas mais pesadas, é necessário a instalação de acessórios apropriados. A Assosciação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, criou uma tabela bastante explicativa sobre isso. Olha só:

VANTAGENS

Das muitas vantagens que o Drywall oferece, a rapidez e a praticidade são algumas delas, já que a montagem dessa parede é feita a seco, sem a necessidade de argamassa e água, como exigem as paredes de alvenaria. E praticidade se dá por meio da redução de entulhos, que possibilita a limpeza do ambiente mais rapidamente e ainda te auxilia no ganho de tempo para resolver possíveis contratempos.

Evita a bagunça visual do ambiente depois de pronto, porque possibilita a instalação de dutos elétricos por dentro da parede e não deixa sua personalidade de lado, já que permite a aplicação de outros revestimentos sobre sua superfície, como cerâmica, pastilhas de vidro, papéis de parede, tecidos, tintas e até texturas.

Mas de uma forma geral o Drywall acaba tornando-se muito mais vantajoso pra quem tem pressa de realização! hahaha E aí, vai aderir?

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: