Planta hidráulica: Tudo o que você deve saber!

O que é uma planta hidráulica? Certamente, você nunca se fez essa pergunta, não é mesmo?

Até que um dia, no momento de montagem dos móveis, o montador perguntou: Você tem a planta hidráulica do imóvel?

Mas qual a importância de termos a planta hidráulica do imóvel? Pelo simples fato de ela identificar detalhadamente onde estão os pontos de abastecimento, distribuição e escoamento da água.

A instalação hidráulica é formada por: instalações de água fria e água quente, esgoto sanitário, águas pluviais (água da chuva) e combate de sistema de incêndio.

Vamos entender cada uma delas?

Instalação de água fria:

São as tubulações, conexões, equipamentos, reservatórios e dispositivos acessórios, têm por objetivo abastecer todos os pontos de água que serão usados em um imóvel. A rede de água fria abastecerá as pias, torneiras, chuveiros, tanques e quaisquer outros pontos do imóvel.

Além disso, a NBR 5626 prevê que todo imóvel precisa ter um reservatório de água fria que garanta abastecimento por mínimo de 24 horas, conforme consumo.

Esses reservatórios geralmente, são as caixas de água, que não existe um limite, apenas algumas especificações ditadas na NBR 5626 (norma regulamentadora).

Instalação de água quente

A instalação de água quente, dependerá de um sistema de aquecimento, tubulação especifica e um boiler (aquecedor de água com armazenamento).

A água fria é direcionada para o sistema de aquecimento, onde será aquecida, após isso, a água fica no boiler, onde será distribuída para o imóvel.

Rede de água pluvial

Sistema de coleta de água das chuvas. Sistema que visa a reutilização da água da chuva, porém, não é comum esse tipo de rede.

Rede de esgoto

De extrema importância, essa rede é responsável por receber resíduos provenientes da rede sanitária, pias e ralos até o sistema de esgoto da cidade. Porém antes de ser despejado na rede pública, estes resíduos passam pela caixa de gordura, instalada na residência, que tem por função reter alguns resíduos para que não caiam diretamente no esgoto, impedido possíveis entupimentos.

Bom, já viram a importância de conhecer todos os pontos da rede hidráulica, não é?!

Todas essas instalações devem estar especificadas num projeto, uma planta, isso ajudará a minimizar problemas, seja na hora de reformar o imóvel, na montagem de móveis, ou até mesmo, se acontecer um vazamento.

Valcenter Planejados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: